Lisboa mostra o “melhor peixe do Mundo”

O Pátio da Galé, em Lisboa, recebe o “Peixe em Lisboa”, evento gastronómico que pretende “mostrar que o peixe português é o melhor do Mundo”, reunindo chefes nacionais e estrangeiros até dia 14.

foto JORGE AMARAL/GLOBAL IMAGENS

António Costa visita “Peixe em Lisboa”

“É uma iniciativa no sentido da campanha do melhor peixe do Mundo. Pretende-se uma valorização do peixe através de uma série de momentos de culinária diferente, para mostrar aos portugueses e aos muitos turistas que nos quiserem visitar o que é o valor do nosso peixe e aquilo que podemos fazer”, disse à Lusa o secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, na inauguração do festival, que decorre até dia 14.

Um dos participantes é José Avillez, que conquistou este ano uma estrela Michelin para o seu restaurante Belcanto.

”Os portugueses têm de ter a certeza que têm o melhor peixe do Mundo, gritar isso bem alto e orgulhar-se disso”, defendeu o chefe português, que revelou que muitos cozinheiros de outros países com quem contacta têm já essa perceção da qualidade dos peixes portugueses.

Falta agora que os portugueses conheçam melhor a diversidade do pescado nacional, porque “é muito maior do que as pessoas sabem”.

O evento aposta este ano na cavala, um peixe que tem sido ignorado na cozinha nacional, mas que tem grandes qualidades – é rico em ómega 3, por exemplo – e, por existir em abundância, é barato.